Teve lugar, no dia 30 de Junho de 2014, em Tunes, o encontro empresarial Luso- Tunisino, enquadrado no Segundo Conselho de Negócios Tunísia-Portugal, plataforma de base associativa para o incremento das relações económicas e empresariais entre os dois países.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros Português, Sua Excelência Dr. Rui Machete, e o seu homólogo, Sua Excelência Dr. Mongi Hamedi, participaram no fecho desta sessão de trabalho.
Este evento foi organizado pela AEP, AIP, e AICEP, do lado Português e pela CCIAP e UTICA – Union Tunisienne de l’Industrie du Commerce et de l’Artisanat, do lado Tunisino.
A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa integrou a comitiva e participou nos trabalhos deste evento.
Estiveram presentes várias empresas Portuguesas:
Daymont
Coba – Consultores de Engenharia e Ambiente, SA
Crafil (presente na Tunísia)
EPME – Empresa Portuguesa de Montagens Eléctricas (presente na Tunísia)
OGMA
SECIL (presente na Tunísia)
SIBS Internacional
Silsa – Confecções, SA (presente na Tunísia)
SINFIC
POLICABOS
Da parte Tunisina estiveram presentes:
FIPA – The Foreign Investment Promotion Agency
CEPEX – Centre de Promotion des Exportations
Federação dos Produtores Têxteis
COFICAB – Empresa Tunisina que produz cabos eléctricos e que possui uma fábrica
em Portugal.
Os trabalhos iniciaram-se na sede da UTICA, pelas 10h00, com uma intervenção de Sua Excelência Hichem Elloumi, Vice-Presidente da UTICA e Co-Presidente do Conselho de Negócios Tunísia-Portugal. Foi mencionada a cooperação já existente entre os dois países, as oportunidades existentes para as Empresas Portuguesas e Tunisinas, as vantagens de instalar uma empresa na Tunísia, os acordos existentes com a União Europeia e a proximidade doutros mercados como a Líbia e a Costa do
Marfim.
De seguida houve uma intervenção do Exmo. Sr. Dr. Paulo Nunes de Almeida, Presidente da AEP e Co-Presidente do Conselho de Negócios Tunísia-Portugal.
A FIPA (Foreign Investment Promotion Agency), através do seu Director- Geral, Sua Excelência Khelil Laabidi, apresentou a economia do país, bem como as oportunidades e vantagens de investimento existentes na Tunísia.
Na sessão de encerramento, presidida por Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros Português, Dr. Rui Machete e pelo seu homólogo, Sua Excelência Dr. Mongi Hamedi, a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, proferiu uma intervenção onde apresentou a missão da CCIAP, as suas iniciativas para aproximar as Empresas Portuguesas da realidade Tunisina, nomeadamente, apresentou a Missão Empresarial que tinha realizado no passado mês de Maio, com Empresários Portugueses, e enumerou os sectores empresariais que melhor se ajustam às necessidades do mercado Tunisino. Foi reforçado o papel da CCIAP como parceiro de relevância para aproximar os dois países.