Missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos

27 de Setembro - 2 de Outubro
Dubai, Ras Al Khaimah, Sharjah e Abu Dhabi

A Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP) levou a efeito uma Missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos, de 27 de Setembro a 2 de Outubro de 2014, em cooperação com a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria dos Emirados Árabes Unidos e com as Câmaras de Comércio e Indústria do Dubai, de Ras Al Khaimah, de Sharjah e de Abu Dhabi, bem como com a Dubai FDI e com a Dubai Exports.

Esta Missão empresarial, chefiada por Sua Excelência Dra. Aida Bouabdellah, Secretária-Geral & CEO da CCIAP, visou, no seu essencial, auxiliar as Empresas Portuguesas na sua internacionalização, sendo que foi dada a oportunidade às Empresas participantes de tomarem contacto com a realidade Económica, de uma forma ampla.

As Empresas participantes foram as seguintes:
ABRUNHOESTE
CABELTE
ONE ADVICE
O MERCADOR ESTRANGEIRO
SWEETS AND SUGAR
PORTUGAL PREMIUM

No dia 28 de Setembro, a Delegação foi recebida na Dubai FDI pelo Exmo. Sr Walid Ahmad AlNuseirat e pelo Exmo. Sr. W. A. (Al) Hinton.

Decorreu, em paralelo, uma reunião entre a Secretária-Geral e CEO e o Presidente e Vice-Presidente da Dubai FDI, com o intuito de estabelecer parcerias entre as duas Instituições.

Após um breve Coffee Break, a Delegação foi conduzida à Dubai Exports e recebida pelo Exmos.

Senhores Dr. Ashraf A. Mahate e Sami Lutfi Al Hashemi, onde foi feita uma apresentação sobre o Mercado de Exportação, os principais parceiros e produtos, bem como sobre o facto de o Emirado ser um Meeting Hub da Região para o Mundo.

Da parte da tarde decorreram reuniões B2B entre as Empresas Portuguesas e as suas congéneres Emiratis, agendadas pela CCIAP.

No dia 29 de Setembro, a Delegação foi recebida na Câmara de Comércio e Indústria de Ras Al-Khaimah, por Sua Excelência Mohammed Hassan Al Sabab Al Teneiji, o Director-Geral.

Da parte da tarde, as Empresas Portuguesas tiveram a oportunidade de entrar em contacto com os seus homólogos, através de reuniões bilaterais, no Hotel Sheraton Dubai Creek.

O dia de trabalho terminou com uma reunião com Sua Excelência o Secretário de Estado para a Cooperação, Director do Departamento dos Assuntos Económicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Dr. Ahmed Albanna.

Sua Excelência disponibilizou-se para se reunir individualmente com cada uma das Empresas Portuguesas, aconselhando-as mediante os seus objectivos no Mercado dos EAU.

No dia 30, a Delegação rumou ao Emirado de Sharjah, a fim de ser recebida na Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah.

Esta foi uma oportunidade ímpar para as Empresas Portuguesas visitarem a Exposição dos Produtos dos Associados da Câmara de Comércio e Indústria de Sharjah, bem como da evolução do Emirado.

Da parte da tarde as empresas tiveram reuniões, agendadas pela CCIAP, no Hotel Sheraton, em Abu Dhabi.

No dia de chegada a Abu Dhabi, a Delegação foi recebida por Sua Excelência o Embaixador de Portugal em Abu Dhabi, Sr. Dr. Jaime Leitão, para um jantar na residência oficial.

Sua Excelência deu as boas vindas à Delegação e frisou a importância da integração das Empresas na Missão com a CCIAP. Explicou parte do trabalho que a Embaixada de Portugal leva a efeito, prestando total apoio às Empresas Portuguesas.

De seguida, Sua Excelência Dra. Aida Bouabdellah, a Secretária Geral & CEO da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, agradeceu a Sua Excelência o Embaixador de Portugal, pela cooperação e amabilidade de ter recebido a Delegação Portuguesa.

No dia seguinte, pelas 10h00, a Delegação foi recebida na sede da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria dos Emirados Árabes Unidos, por Sua Excelência Mohamed A. Al Nuaimi, o Secretário-Geral Assistente.

Para além da oportunidade de entrarem em contacto com toda a componente comercial, económica e cultural, as empresas realizaram visitas a algumas empresas congéneres e a feiras, como o Hotel Show Dubai, certame dedicado ao mobiliário e à decoração.

Tiveram ainda a oportunidade de contactarem directamente com os principais interlocutores das grandes superfícies, com o objectivo de avaliarem os preços de mercado e os valores das mercadorias.