Conselho Luso-Saudita de Economia e Negócios (PSBC)
24 Janeiro 2025

 

 

 

 

 

 

A data de 13 de janeiro de 2025 fica para a história das relações económicas entre Portugal e Arábia Saudita. As imagens registam o evento que selou a institucionalização do Conselho Luso-Saudita de Economia e Negócios (PSBC). Um dos pontos altos da missão saudita que visitou empresas e autoridades governamentais portuguesas durante a semana finda. Decorreu no Tagus Park, em Oeiras, na presença do ministro das Infraestruturas de Portugal, Miguel Pinto Luz, e mais de 400 empresários interessados em relações económicas com a Arábia Saudita.

Como afirma Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), “a criação do Conselho Luso-Saudita de Economia e Negócios foi um passo decisivo para intensificar as relações comerciais entre Portugal e o Estado líder do mundo árabe, que será sede da Exposição Mundial 2030 e do Mundial de Futebol de 2034”.

Só 30 países do mundo viram o Governo da Arábia Saudita criar estes conselhos bilaterais de relações económicas. E Portugal é um deles. Com três membros sauditas e três portugueses, o Conselho Luso-Saudita de Economia e Negócios terá a responsabilidade de dinamizar nos próximos anos as relações empresariais entre as duas nações. Do lado saudita, a liderança é feita pelo empresário Alwalid Albaltan, CEO do Rafeeh Entertainment Group e presidente da Federação das Câmaras de Comércio Sauditas. Foi Alwalid Albaltan quem liderou esta primeira missão saudita em Portugal. Do lado de Portugal, a representação no Conselho Luso-Saudita de Economia e Negócios está a cargo de Menezes Luis Filipe, presidente da CCIAP, de Abílio Alagôa da Silva, presidente do Conselho Empresarial Saudita Português e membro do conselho executivo da CCIAP e de Armindo Monteiro, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.