Palavra da Secretária-Geral

Conheça a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa

 

Gostaria, em primeiro lugar, de lhe dar as boas vindas à Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP).

 Falar da nossa Câmara é, sem dúvida, motivo de orgulho mas uma tarefa de grande responsabilidade por toda a sua história.

Estávamos em 1977 em Doha, Qatar. Levou-se a ideia de constituição da CCIAP. Nesta altura, havia um desconhecimento total da realidade Árabe em Portugal e Portuguesa nos Países Árabes. Haviam já algumas Câmaras Árabes Europeias constituídas e a CCIAP era a mais modesta. Com determinação e entusiasmo foram-se desbravando e trilhando caminhos, conhecendo novas realidades e começaram assim as primeiras Missões Económicas de Empresários Portugueses para os Países Árabes, sendo que conseguimos visitar a globalidade destes Países. Trouxemos até nós Empresários Árabes, que vieram a descobrir Portugal pela CCIAP. Levámos a efeito centenas de iniciativas como Colóquios, Palestras, Visitas Oficiais bilaterais, participamos em vários Fóruns e Feiras. Foram-se assim criando condições e ganhando experiência e passados 47 anos podemos afirmar que a nossa Câmara é o principal agente potenciador e de aproximação entre a comunidade empresarial Árabe e Portuguesa, trabalhando para o reforço e fortalecimento dos laços de cooperação entre os 22 Países da Liga dos Estados Árabes e Portugal. Este conhecimento alargado permite à CCIAP reconhecer as oportunidades existentes e assim identificar a abordagem mais directa e objectiva.

Hoje, permanecemos com o mesmo espírito de iniciativa, com a garantia em fazer sempre mais e melhor impulsionado o aumento de sinergias entre os agentes económicos Árabes e Portugueses.

Fica aqui um grande agradecimento aos Senhores Presidentes desta Casa que enquanto cá estiveram não regatearam nenhum esforço, dedicação e muitas vezes a abnegação dos seus próprios afazeres para estarem junto de nós.

À União Geral das Câmaras, à Liga dos Estados Árabes, a todas as Federações das Câmaras de Comércio, Indústria Agricultura e Serviços dos Países Árabes, às Câmaras Árabes Mistas, Instituições que tutelam a acção da CCIAP e com quem trabalhamos de forma entrosada, deixo um profundo agradecimento por toda a colaboração e apoio.

Falar da nossa Câmara é sem dúvida falar do meu Pai, seu Fundador, que durante 37 anos a dirigiu e a formou para aquilo que a conhecemos. Nenhuma palavra será suficiente para lhe transmitir a gratidão por toda a sua dedicação e carinho. Reconheço-lhe o verdadeiro significado de “Trabalhar por Missão”, “Por uma Causa” e “Pela Causa” e neste caso, a sua, é a “Causa Luso-Árabe”.

Aida Bouabdellah