Palavra do Presidente
Conheça a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa
Ao iniciar funções como novo Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), as minhas primeiras palavras terão de ser, obrigatoriamente, de profunda gratidão pela confiança que me foi concedida.
Quer no âmbito da Comissão Executiva, quer, depois, pelo voto expresso no Conselho de Administração, com o qual concluímos o processo de substituição do anterior Presidente da Câmara, no estrito cumprimento dos procedimentos legais e estatutários definidos, entendi esse apoio como uma exigência de responsabilidade e um compromisso partilhado, que marca o início de um novo ciclo.
Um novo ciclo assente na continuidade, mas que, simultaneamente, abre caminho a novas realidades e a novas exigências.
Este percurso teve início há mais de dois anos, quando recebi, do Dr. Luís Filipe Menezes, o desafio de integrar este projeto, que aceitei de imediato, com a percepção do que o mesmo exigia.
Ao assumir o cargo de Presidente, é esse o compromisso que reitero perante todos vós.
Uma disponibilidade e um empenho totais, a par de uma enorme determinação em honrar o contributo que o Presidente anterior – a quem sucedo, com muito honra e orgulho – deixou na CCIAP.
Iniciaremos, agora, uma etapa renovada, que beneficiará da experiência de toda uma vida do novo Secretário-Geral — que também não leva, ainda, um ano no desempenho das suas funções — bem como do seu rigor e do conhecimento que já tem das necessidades da Câmara, num contexto marcado por muitas mudanças, enormes desafios e tantas incertezas.
Para além disso, manteremos – igualmente – a confiança na equipa escolhida pela anterior liderança, cuja ação será decisiva para reforçar a sustentabilidade financeira da instituição, após os constrangimentos que se seguiram ao período pandémico, realidade que a CCIAP também não deixou de sentir.
Continuaremos a “agarrar com as duas mãos” todos os pedidos de Países Árabes que manifestem interesse em colaborar com empresas portuguesas, canalizando-os para que possam ser respondidos afirmativamente.
Como persistiremos em apoiar as aspirações e os pedidos das empresas e dos empresários portugueses no espaço árabe.
E vamos fazê-lo sem nunca esquecer – antes preservando e honrando – o legado daqueles que nos antecederam na condução da CCIAP.
E contaremos – estou certo, até pela minha experiência destes dois últimos anos – com o empenho, a disponibilidade, o entusiasmo e a abertura de todos os Embaixadores dos Países Árabes em Portugal, muito especialmente com aqueles que acompanham o nosso trabalho em Lisboa.
Será também com eles que encontraremos os novos caminhos que queremos percorrer e que sabemos serem também os deles, numa cooperação com dois sentidos, com o nosso total apoio em tudo o que nos pedirem e estiver ao nosso alcance realizar ou ajudar a cumprir!
O nosso caminho será o de trabalhar para servir todos quantos necessitem de suporte nos domínios da exportação e da importação, contando com o empenho interessado e permanente de todos os meus Colegas da Comissão Executiva, e, de forma particular, com a experiência do – agora novo 2.º Vice Presidente português – Dr. Miguel Frasquilho.
O nosso propósito será o de transformar esta nossa visão em ações concretas, articulando as disponibilidades dos Países Árabes com as ambições das empresas portuguesas, identificando parceiros, oportunidades e enquadramentos adequados e assegurando – simultaneamente – a disponibilização de informação rigorosa e a compreensão precisa das necessidades de cada relação económica pensada!!!
O Secretário-Geral e a sua equipa continuarão a desempenhar as suas funções com elevada competência, assumindo todos (em conjunto) a responsabilidade de prosseguir esse caminho, unidos como uma só equipa, preservando a confiança depositada em nós e defendendo os interesses dos nossos parceiros com total integridade, ética e moral.
Com a vossa cooperação e apoio, alcançaremos os objetivos traçados e – estou certo – estaremos à altura do compromisso assumido.
Vamos – então – a isso!!!!
Dr. Rui Gomes da Silva
